domingo, maio 01, 2005

Diante de um mar rubro

Diante de um mar rubro
por causa dos raios de sangue
de um Sol
que cortara as veias dos pulsos
e deixara por um fio
um dia que bem podia ser
de outubro ou de maio,
pois anda baço meu calendário,
acabei vendo as crianças,
a gangue que não se cansa,
apesar do meu cansaço,
de tentar encher o vazio
furtando grãos avulsos
da areia da nossa costa
que gruda nas costas do turista,
então,
esfreguei a vista,
tirei do armário
e vesti a calça da briga diária,
a mais pura mistura
de jeans e água sanitária
que parece não ter fim,
e que já naquela fase
quase andava sozinha,
e a primeira que tinha
fecho ecler na barriguilha,
com aquela antiga e falsa
caricatura de estudante,
paguei meia
e sentei no banco da igreja
pra me lembrar
daquele filme marcante
que fingi que entendi,
na saída,
reparei que ninguém ouvia
a partida de domingo
no radinho de pilha
ao lado da sardinha
e da cerveja barriguda,
também descobri
que de causa aguda e defintiva,
se fora a beleza do belo tipo faceiro
que não tenho mais ao meu lado
embora
eu não tenha deixado de ser passageiro,
pra não perder a confiança,
da qual restou só o prédio,
e como o que não tem remédio
remediado está,
bebi o pingo de rum que havia sobrado,
e, desolado, concluí:
da fábrica que produziu
o tecido da cortina
que cobriu a esperança
que tinha nos meus mitos
não sobrou nem mesmo o apito;
bem,
deixa pra lá,
que fique o dito pelo não dito;
mas,
preciso saber
se menino e menina
ainda precisam
de muro e canto escuro
pra tirar um sarro?!,
preciso saber
se algum par ainda vê
corrida de submarino
no banco de trás do carro?!,
porque o meu
já não passa da primeira
e bate pino
até descendo ladeira...
preciso saber
de Januária, Helena, Sá Marina, Madalena?!,
das mocinhas septuagenárias
que embalaram minha libido?!,
e daquela vizinha
que nem sequer era fantástica
mas me fazia fazer,
entre suspiros e gemidos,
a maior ginástica pontual
só pra vê-la tirar o vestido
e ficar de calcinha e sutiã?!,
aliás,
e o sutiã, que fim levou?!,
eu preciso saber
em que posto parou a gasolina
que virava repórter na tevê?!,
eu preciso saber
quando vou poder ver
um clássico no Maracanã?!,
eu preciso saber...
o que é mesmo
que eu preciso saber?!