sexta-feira, setembro 05, 2008

Vai se chamar Proxeneta

Nunca levei jeito pra santo
nem sei dizer direito
como deixei o ócio
e virei mercúrio,
mas,
garanto
que só fui saber
que o negócio era espúrio
quando motivei
assomo no meu sócio
ao fazer confusão
na divisão do bolo
pra aumentar meu lucro,
e só fui saber
porque meu associado
não era chucro, beócio nem tolo
e preferiu não arranjar rolo,
saiu de fininho e jogou no veado,
e, no caminho, chamou a justa,
tentei me defender
alegando que defendia
uma profissão antiga,
a mais vetusta talvez,
e que fazia caridade
juntando rapariga e freguês,
a fome e a vontade de comer,
todavia,
pra minha surpresa,
a autoridade ficou uma fera,
deu urros, murros na mesa
e berrou: “proxeneta!”,
e pensei eu
que era nome de alguém,
mas,
ninguém respondeu,
aí,
um português abatido
me ajudou a concluir
que Proxeneta
devia ser o meu apelido,
e dancei sem saber
que não sabia os porquês!,
bem,
o apelido achei porreta,
e já convenci a Lucimar,
o guri que vem por aí
vai se chamar Proxeneta!