sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Oração pelo Rio

Cidade linda,
mas,
tem capitanias
e a crueldade
dos piores capitães-mores
e seus melhores cães de guarda,
e maiores, e menores,
tem águas turvas e avanias
nas curvas das suas águas,
meu Rio,
o que mais te aguarda ainda?,
mas,
apesar do risco,
do meu Rio não desisto,
luto e não reluto em rezar muitíssimo,
meu Cristo Redentor,
Santíssimo, Santo Cristo, Santa Cruz,
por favor,
ouvi-me a prece,
Piedade! Piedade! Piedade!
que por todos os cantos
a cidade carece tanto de luz,
Todos os Santos,
Santa Tereza, São Conrado,
São Cristóvão, São Francisco Xavier,
tenho certeza
que estarão ao lado de São Sebastião,
que ajudarão o padroeiro
a ter Paciência pra cuidar de seu mister,
resgatar São Sebastião do Rio de Janeiro,
Padre Miguel,
com sua suprema devoção,
ao Céu implore
clemência e Água Santa,
e tanta
que dê pra benzer o Rio
de janeiro a janeiro,
e que a bença não demore,
senão,
em vez de bença,
há de ser extrema-unção!
posto
que o Rio
anda tenso e violento
e a qualquer momento
de mala e cuia
pra Cacuia o Rio vai,
e vai de bala
ou vai de desgosto imenso!