quarta-feira, junho 01, 2005

Carta ao bom Velhinho (Uma aquarela do Brasil)

Meu bom velhinho,

quero ver
dançar o arvoredo do Noel
e a Lua nascer mais cedo
bem aqui,
bem aqui em Vila Isabel;

quero enfeitar o mundo
com um ramo das rosas
que plantou o Cartola,
que esse mundo,
muitas vezes,
meu bom Velhinho,
se confunde com um moinho;

quero a bola do gol de placa,
e gol de placa não existia
antes do Edson Arantes,
será que um dia
vai aparecer outro Pelé?,

quero aquela Formosa
que o Ciro Monteiro queria,
e Formosa
quem é que não quer?!;

sabe,
Papai Noel,
sou muito Carinhoso,
aprendi com o Pixinguinha,

e ando louco
por um pouco de carinho,

e preciso também
que ela tire a dor do meu caminho
pois quero passar com meu sorriso,
o Nelson Cavaquinho há de me perdoar,
e o Guilherme de Brito e o Alcides Caminha;

quero a modinha dos mineiros,
cálix bento e óstia consagrada;

quero mais das Gerais,
quero seguir na Travessia
com o Milton Nascimento,

quero ir ao Beco do Mota,

me desculpe esse pedido!,
meu bom Velhinho,
fui muito atrevido!;

quero uma nota
pra fazer um samba,
quem sabe o João Gilberto canta;

quero ter por perto
uma das mulheres de Atenas,
aquelas do Boal e do Chico,

uma apenas,
e já fico muito agradecido;

quero um amigo de fé,
sabe como é,
irmão, camarada,
Erasmo, Roberto;

quero também um posto,
e me contento com sargento,
ao lado do Nelson e do Martinho;

quero caminhar contra o vento
como um Super-Homem,
mãos dadas com Gil, Bethânia, Gal, Caetano,
baianos que do meu sonho nunca somem;

quero uma boa pinga
pra celebrar com Bosco e Aldir
tendo em vista
que tiveram muita ginga
e conseguiram uma mistura
difícil de conseguir:
O Bêbado e a Equilibrista;

e, antes que finde o papel,
com a tinta que me corre nas veias
peço que me leve pra Candeias,
se o Edu Lobo foi,
deve ser muito bom,

e que me deixe ir o Tom
nas Águas de Março
e com a Garota de Ipanema,
com a permissão do Vinícius também,
é claro,

bem,
páro por aqui,

mas,
Papai Noel,
se achar aí no Céu
que foi demais o que pedi,
ou se muita gente já pediu,
me traga só uma parcela
de tudo,
de tudo que fez o Ary,
Aquarela do Brasil!